o que é bom para cansaço

A busca por saber o que é bom para o cansaço pode ser um sinal de que sua saúde física e mental precisa de atenção. Afinal, não é fácil conciliar todas as áreas da vida: casa, trabalho, família, finanças, relacionamentos e amigos.

Em uma pesquisa do Datafolha, 19% dos entrevistados afirmaram que sempre ou frequentemente se sentem cansados ou sem energia. O índice é maior entre as mulheres (25%), o dobro do registrado entre os homens (13%)1.

Entre o público masculino, 36% se sentem cansados ou sem energia, e 45% dizem que raramente ou nunca têm esse tipo de sensação1. Ou seja, as diferenças de gênero podem influenciar a percepção do bem-estar físico e emocional.

Quer saber mais sobre as causas e como combater o cansaço excessivo? Continue no artigo e entenda as explicações para o sintoma.

Resumo:

  • O cansaço é a sensação de exaustão física e/ou mental após esforço intenso ou mudanças nos padrões de descanso noturno2.
  • Um quadro de cansaço excessivo pode ser efeito de distúrbios do sono, ansiedade, depressão e doenças4.
  • A causa do sintoma orientará o que é bom para o cansaço, como melhorar a alimentação, praticar exercícios, dormir bem, regular o peso corporal e tomar medicamentos, se necessário4.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

O que é cansaço?

O cansaço é a percepção de exaustão física e/ou mental após um esforço intenso ou noites mal dormidas. Os sintomas que acompanham essa sensação incluem fraqueza, falta de concentração, lentidão, mudanças de humor e indisposição².

Geralmente, o problema tem relação com as tarefas da rotina, que exigem mais do corpo e da mente. Dessa forma, uma adaptação do ritmo e da carga das atividades, além do descanso adequado, pode reduzir o cansaço².

A diferença entre o cansaço comum e o excessivo é que o primeiro passa com uma boa noite de sono e um padrão de trabalho menos intenso nos dias seguintes, o que auxilia o corpo a recuperar o bem-estar².

Já a fadiga excessiva permanece mesmo com a readaptação da rotina ou o tempo de descanso habitual. Esse quadro pode persistir por um longo período e comprometer a qualidade de vida e a autonomia².

Os sinais podem ser físicos, mentais e emocionais. Os principais são3:

  • alucinações;
  • dor de cabeça;
  • falta de energia;
  • fraqueza muscular;
  • irritabilidade;
  • má concentração;
  • músculos doloridos;
  • perda de apetite e motivação;
  • problemas de memória;
  • queda da imunidade;
  • reflexos e respostas mais lentos;
  • sonolência;
  • dificuldade na tomada de decisão e julgamento;
  • tontura;
  • visão turva.

O cansaço excessivo, geralmente, está relacionado a doenças, estresse, tratamentos médicos e até ao sedentarismo2.

Por esse motivo, é fundamental observar a frequência com que a sensação de cansaço ocorre, por quanto tempo dura e como interfere na rotina2.

Com essas informações, um profissional de saúde poderá investigar melhor o que pode ser o cansaço e criar um protocolo de cuidados adequado, com novos hábitos e, se necessário, medicação2.

O que pode ser o cansaço excessivo?

O cansaço excessivo pode ser efeito de distúrbios físicos (insônia e apneia do sono), problemas emocionais e mentais (ansiedade, estresse e depressão) e condições médicas (anemia e alterações na tireoide). Cada causa tem um tratamento específico, que recupera o bem-estar e elimina o sintoma4.

Saiba mais sobre como cada um desses fatores pode levar ao cansaço ao extremo.

Distúrbios do sono

Dormir pouco, mal ou em excesso provoca cansaço no dia seguinte4.

Os distúrbios do sono ocorrem por diversas razões: vizinhos barulhentos, crianças pequenas que acordam à noite, um parceiro que ronca ou um ambiente desconfortável, como um quarto abafado4.

Outra possível causa para um sono ruim é a apneia, um distúrbio comum que provoca roncos altos, interrupções na respiração e fadiga intensa⁴.

Ansiedade e depressão

A ansiedade é um estado emocional que gera preocupação, estresse ou tensão diante de uma situação específica, como falar em público. No entanto, esses sentimentos se tornam um problema quando ocorrem frequentemente, por muito tempo e sem uma causa clara⁴.

Já a depressão faz com que a pessoa perca o interesse pelas atividades normais e tenha uma sensação constante de desesperança, inutilidade e desamparo, além do cansaço ao extremo4.

Sentir-se triste constantemente ou apresentar sintomas frequentes de ansiedade é um alerta para buscar orientação médica e realizar exames para obter um diagnóstico preciso⁴.

Condições médicas

Frequentemente, é difícil identificar a causa exata do cansaço, pois o sintoma está associado a diversas condições médicas, como⁴:

  • anemia;
  • esclerose múltipla;
  • alergias;
  • infecções virais ou bacterianas;
  • fibromialgia;
  • diabetes;
  • artrite reumatoide;
  • câncer.

Por isso, a recomendação para quem apresenta crises prolongadas de cansaço excessivo é buscar a orientação de um profissional de saúde para determinar a causa⁴.

O que é bom para o cansaço?

Após descobrir a causa, o próximo passo é seguir as recomendações do que é bom para o cansaço, conforme a origem do problema. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida ou uso de medicamentos para controlar os sintomas4.

Confira as dicas de cuidados para aliviar o cansaço.

1. Pratique atividades físicas

Sabia que se exercitar regularmente pode aumentar a disposição? Uma das recomendações do que é bom para o cansaço é praticar atividade física pelo menos 30 minutos por dia. O principal cuidado é não exagerar, pois uma carga muito alta no início pode gerar desgaste físico⁴.

2. Siga uma dieta nutritiva e saudável

Não existe um alimento específico para acabar com a indisposição. O que é bom para o cansaço é seguir uma dieta nutritiva, equilibrada e rica em antioxidantes⁴.

Coma mais frutas, vegetais, grãos integrais e peixes, e evite lanches prontos, ultraprocessados e ​​alimentos com alto teor de açúcar. Faça refeições pequenas com mais frequência, em vez de refeições grandes⁴.

3. Mantenha um peso saudável

Cada pessoa tem um peso corporal ideal, conforme suas características pessoais, como altura. Indivíduos com sobrepeso ou obesidade tendem a se sentir mais cansados. Nesses casos, o que é bom para o cansaço é reduzir o peso corporal para evitar esse e outros sintomas limitantes⁴.

4. Durma bem

Outra estratégia do que é bom para o cansaço é garantir um sono de qualidade. Para adultos, a recomendação é de 7 a 9 horas de descanso regular por noite. Algumas dicas para dormir melhor são⁴:

  • deite-se e acorde no mesmo horário todos os dias;
  • evite cochilos durante o dia;
  • reduza o consumo de bebidas com cafeína à tarde;
  • evite álcool, especialmente perto da hora de dormir.

Energético: uma solução para o cansaço extremo?

O energético é uma bebida que contém substâncias estimulantes, como cafeína, taurina e arginina. Seus principais efeitos são: aumentar o metabolismo energético, elevar o estado de alerta e reduzir a sonolência, o que auxilia na concentração, foco e desempenho físico5.

Dessa forma, o energético tira o cansaço comum de uma noite mal dormida ou o desgaste físico e mental causado pelo trabalho intenso. Porém, a bebida não é uma solução para o cansaço extremo, que pode estar associado a condições médicas, como doenças5.

Engov Up é uma opção de bebida energética com quatro sabores refrescantes disponíveis: original, morango + kiwi e melancia e frutas tropicais. É ideal para dar energia para curtir sem o fígado reclamar6!

O melhor remédio para o cansaço é o autocuidado

Para saber o que é bom para cansaço, é fundamental entender a causa do sintoma, mesmo que seja uma situação pontual.

Caso as alterações na rotina sejam frequentes e a sensação permaneça, procure um médico para evitar a fadiga excessiva e constante.

Siga as dicas apresentadas e organize sua rotina, pois o melhor remédio para o cansaço pode ser um dia a dia com mais autocuidado.

Saiba mais sobre Engov UP

Sobre o autor

Engov

Engov possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

1. Opinião sobre saúde mental [Internet]. Datafolha. 2024. Disponível em: https://media.folha.uol.com.br/datafolha/2024/11/s4adudemmn632talb78brsaleiro3.pdf. Acesso em julho/2025.


2. Shen J, Barbera J, Shapiro CM. Distinguishing sleepiness and fatigue: focus on definition and measurement. Sleep Med Rev. 2006;10(1):63-76.


3. Better Health Channel. Fatigue [Internet]. Better Health Channel. 2012. Disponível em: https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/fatigue. Acesso em julho/2025.


4. Fulghum D. How Tired is Too Tired? [Internet]. WebMD. WebMD; 2008. Disponível em: https://www.webmd.com/balance/how-tired-is-too-tired. Acesso em julho/2025.


5. de CARVALHO, Joelia Marques, et al. Perfil dos principais componentes em bebidas energéticas: cafeína, taurina, guaraná e glucoronolactona. Revista do Instituto Adolfo Lutz 65.2 (2006): 78-85.


6. Rotulagem de Engov Up.


Conheça a linha completa de Engov, que
te acompanha do esquenta até o after

Imagem da embalagem de Engov em comprimido.

Engov

Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e indisposição*

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov UP.

Engov UP

A evolução da bebida que te dá energia!

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov After.

Engov After

A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição

Onde comprar Saiba mais