Homem em frente ao computador, aparentando cansaço no local de trabalho.

Está desanimado e com uma sensação de exaustão que incomoda frequentemente no dia a dia? Para tratar esses sintomas, é fundamental investigar se você precisa de alguma vitamina para cansaço físico e mental.

A rotina corrida e a alimentação pobre em nutrientes podem resultar na redução de substâncias essenciais para manter a energia e o bom funcionamento do organismo1.

Geralmente, os sintomas do cansaço indicam um possível problema. Então, observar os sinais que o corpo emite é essencial para buscar orientação médica e suplementar as vitaminas necessárias, se for o caso.

Quer descobrir o que tomar para desânimo e cansaço? Continue no artigo e entenda as causas e dicas de nutrientes, alimentos, bebidas e hábitos para incluir na rotina e recuperar a vitalidade.

Resumo:

  • A origem do cansaço físico e mental pode ser a falta de uma ou mais vitaminas (avitaminose) relacionadas ao metabolismo energético no organismo2.
  • Apesar de não existir uma vitamina específica para se recuperar do cansaço físico e mental, consumir e/ou suplementar vitamina B12, D, ferro, magnésio e coenzima Q10 ajuda na recuperação1,4,5,6,7-8.
  • Sintomas como fadiga severa, disfunção cognitiva, problemas de sono, disfunção autonômica e mal-estar pós-esforço indicam a necessidade de orientação médica10.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

Principais causas do cansaço físico e mental

Existem inúmeras causas para o cansaço físico e mental, desde a falta de vitaminas, que compromete funções do organismo, até uma rotina sobrecarregada de demandas de trabalho.

Nos casos em que o problema está relacionado à deficiência nutricional, o quadro é chamado de avitaminose. Ou seja, a falta de uma ou mais vitaminas para cansaço físico e mental no organismo2.

Os distúrbios e problemas respiratórios relacionados ao sono, como insônia e apneia, além da depressão e do estresse psicossocial excessivo, são outras causas comuns de fadiga persistente3.

Entre os fatores que podem desencadear esses problemas, estão3:

  • pressão constante por resultados profissionais;
  • doenças e transtornos emocionais e mentais, como ansiedade, depressão e síndrome de burnout;
  • falta de tempo para descanso e pausas;
  • má qualidade do sono;
  • rotina de trabalho excessiva, sem períodos de folga.

Quando esses problemas se tornam sintomas físicos persistentes, é essencial passar por uma avaliação médica para identificar se o problema é causado pela falta de vitamina para cansaço físico e mental ou por fatores da rotina¹.

Geralmente, além de mudanças na alimentação e nos hábitos diários, as questões mentais devem ser tratadas com apoio psicológico. Ou seja, o tratamento exige abordagem multidisciplinar3.

Qual vitamina tira o cansaço?

A indisposição não está associada a um único nutriente, portanto, não existe uma vitamina específica que tira o cansaço físico e mental. Pelo contrário, a ação conjunta de diversas substâncias favorece o metabolismo energético, processo que garante energia ao organismo¹.

Dessa forma, para ter mais disposição, é necessário manter uma alimentação equilibrada e bons hábitos, o que garante saúde em longo prazo¹.

A seguir, conheça cinco vitaminas e minerais que, quando em baixa quantidade, podem causar cansaço físico e mental e falta de energia.

Vitamina B12

A vitamina B12 atua no funcionamento do sistema nervoso e na produção de hemácias, essenciais para manter a boa disposição4.

Os níveis abaixo do recomendado podem indicar anemia, condição que causa fadiga e fraqueza persistentes4.

Para corrigir a deficiência dessa vitamina para cansaço físico e mental, é recomendada a suplementação e o consumo de alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos, leite e derivados4.

Vitamina D

A vitamina D também está relacionada ao cansaço físico e mental quando seus níveis estão abaixo do recomendado no organismo. Entre suas funções, destacam-se⁵:

  • facilitar a absorção de fósforo e cálcio;
  • atuar no crescimento e na remodelação óssea;
  • reduzir inflamações;
  • regular processos como crescimento celular, função neuromuscular, imunidade e metabolismo da glicose.

A exposição ao sol e a suplementação são as principais formas de obter essa vitamina para cansaço físico e mental quando há deficiência5.

Ferro

Aproximadamente metade dos 1,62 bilhão de casos de anemia no mundo está associada à deficiência de ferro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)⁶.

A falta do mineral pode estar relacionada a má alimentação, distúrbios de absorção, perda de sangue e outras deficiências nutricionais. Os principais sintomas incluem⁶:

  • déficit da função cognitiva e imunológica;
  • dificuldade de concentração;
  • fadiga;
  • fraqueza;
  • problemas gastrointestinais;
  • redução do desempenho físico e regulação da temperatura corporal.

Uma alimentação rica em vegetais, frutas, grãos, carnes magras, aves, ovos, frutos do mar, feijões, ervilhas e lentilhas previne a deficiência de ferro. Em alguns casos, a suplementação é necessária para recuperar os níveis desse mineral⁶.

Magnésio

O magnésio atua como cofator em mais de 300 processos enzimáticos, regulando diversas reações bioquímicas no corpo, como síntese de proteínas, função muscular e nervosa, controle da glicemia e regulação da pressão arterial7.

Os primeiros sinais de deficiência do mineral incluem perda de apetite, náusea, vômito, fadiga e fraqueza. As principais fontes de magnésio são vegetais de folhas verdes (espinafre e couve), legumes, nozes, sementes e grãos integrais7.

A suplementação deve ser indicada e acompanhada por um médico⁷.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é essencial para o metabolismo energético e a produção de trifosfato de adenosina (ATP). Quando há deficiência, sua suplementação ajuda a reduzir dores, fadiga e indisposição matinal⁸.

Carnes, laticínios, ovos e fontes vegetais (óleos e leguminosas) são as principais fontes alimentares de Q10⁸.

O que tomar para desânimo e cansaço?

A definição do que tomar para desânimo e cansaço depende da orientação de um profissional de saúde. A suplementação de vitaminas por conta própria não é recomendada, pois os sintomas podem estar relacionados a doenças e não à avitaminose9.

Além disso, suplementos podem conter minerais, aminoácidos, enzimas e outros ingredientes desnecessários ao organismo. Por isso, consulte um médico para determinar a quantidade e o período adequado de suplementação⁹.

Quando investigar a falta de vitamina para cansaço físico e mental?

A falta de vitamina para cansaço físico e mental pode ser um dos sinais da síndrome da fadiga crônica, doença multissistêmica e complexa, cujos principais sinais são10:

  • fadiga severa;
  • disfunção cognitiva;
  • problemas de sono;
  • disfunção autonômica;
  • mal-estar pós-esforço.

Esses sintomas prejudicam gravemente a capacidade de realizar as atividades da vida diária. Ao perceber esses sinais, busque orientação médica para realizar exames e obter um diagnóstico claro e fazer o tratamento seguro10.

Energético para cansaço físico e mental

Uma opção de bebida para quem precisa de energia é um energético para cansaço físico e mental!

O energético auxilia no metabolismo energético, melhora o estado de alerta e reduz o sono. Esse efeito ocorre devido a substâncias como cafeína, taurina e colina que compõem a fórmula11.

Engov UP é uma bebida energética disponível em três sabores: original, morango + kiwi, melancia e frutas tropicais. Todos têm zero adição de açúcares, baixo teor de sódio e poucas calorias12.

A recomendação de consumo é de uma lata (269 ml) por dia12. Escolha o seu e experimente!

Você ON, Engov UP!

Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Julho/2025.

Saiba mais sobre Engov UP

Sobre o autor

Engov

Engov possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

1. Huskisson E, Maggini S, Ruf M. The Role of Vitamins and Minerals in Energy Metabolism and Well-Being. Journal of International Medical Research [Internet]. 2007 May;35(3):277–89. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/147323000703500301. Acesso em julho/2025.


2. The Avitaminoses: The Chemical, Clinical and Pathological Aspects of the Vitamin Deficiency Diseases. The Indian Medical Gazette [Internet]. 1937 Nov [cited 2025 Mar 24];72(11):702. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5173641/. Acesso em julho/2025.


3. Maisel P, Baum E, Donner-Banzhoff N. Fatigue as the chief complaint. Deutsches Aerzteblatt Online. 2021 Aug 23;118(33-34). Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8579431/. Acesso em julho/2025.


4. National Institutes of Health. Office of Dietary Supplements - Vitamin B12 [Internet]. Nih.gov. National Institutes of Health; 2024. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB12-HealthProfessional/. Acesso em julho/2025.


5. National Institutes of Health. Vitamin D [Internet]. National Institutes of Health. 2024. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-HealthProfessional/. Acesso em julho/2025.


6. Office of Dietary Supplements - Iron [Internet]. ods.od.nih.gov. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Iron-HealthProfessional/#h25. Acesso em julho/2025.


7. Office of Dietary Supplements - Magnesium [Internet]. ods.od.nih.gov. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/magnesium-HealthProfessional/#h8. Acesso em julho/2025.


8. Sood B, Keenaghan M. Coenzyme Q10 [Internet]. Nih.gov. StatPearls Publishing; 2024. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK531491/. Acesso em julho/2025.


9. National Institutes of Health. Office of Dietary Supplements - Dietary Supplements: What You Need to Know [Internet]. ods.od.nih.gov. 2023. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/WYNTK-Consumer/. Acesso em julho/2025.


10. Sapra A, Bhandari P. Chronic Fatigue Syndrome [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557676/. Acesso em julho/2025.


11. de CARVALHO, Joelia Marques, et al. Perfil dos principais componentes em bebidas energéticas: cafeína, taurina, guaraná e glucoronolactona. Revista do Instituto Adolfo Lutz 65.2 (2006): 78-85. Disponível em: https://www.ial.sp.gov.br/resources/insituto-adolfo-lutz/publicacoes/rial/2000/rial65_2_completa/1068.pdf. Acesso em julho/2025.


12. Rotulagem de Engov Up.


Conheça a linha completa de Engov, que
te acompanha do esquenta até o after

Imagem da embalagem de Engov em comprimido.

Engov

Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e indisposição*

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov UP.

Engov UP

A evolução da bebida que te dá energia!

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov After.

Engov After

A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição

Onde comprar Saiba mais