A cefaleia é um sintoma que, muitas vezes, surge de forma inesperada ao longo do dia. Quando ocorre, você recorre logo a um analgésico para dor de cabeça? Saiba que esse hábito exige mais atenção e controle do que a maioria das pessoas costuma ter.
Fatores como tipo de dor, frequência, intensidade e limitações causadas pelos episódios são fundamentais para tratar o sintoma de forma correta. Além disso, alergias a determinadas substâncias restringem o uso de medicamentos.
Por esse motivo, é essencial buscar orientação de um profissional de saúde ou atendimento médico antes de tomar um remédio para dor de cabeça, principalmente se a dor for recorrente.
Continue no artigo e entenda o que são analgésicos, como agem no organismo, os principais tipos disponíveis, cuidados na escolha e como Engov pode contribuir para o alívio do sintoma.
Resumo:
- Analgésicos são medicamentos que aliviam diferentes tipos de dor — de dores de cabeça a lesões e artrite2.
- O mecanismo de ação varia conforme o princípio ativo, mas, em geral, inibem a ação da enzima ciclooxigenase, responsável por liberar substâncias que provocam dor, inflamação e febre3.
- Os principais analgésicos para dor de cabeça são: paracetamol, ácido acetilsalicílico, dipirona, ibuprofeno e triptanos2.
Conteúdos relacionados:
- Analgésico: o que é, para que serve, tipos e como funciona
- Quanto tempo leva para Engov fazer efeito? Como age?
- O que tomar para a ressaca? Como aliviar os sintomas rápido?
Boa leitura!
O que são analgésicos?
Os analgésicos são medicamentos compostos por substâncias que aliviam diferentes tipos de dor no corpo. Entre os mais consumidos, disponíveis sem prescrição, estão: paracetamol, opioides leves e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico1.
As características da dor e suas causas orientam tanto a escolha quanto a forma de uso do medicamento. As principais indicações incluem2:
- pós-operatórios;
- tratamento de lesões, como fraturas ósseas;
- dores agudas, como torções ou dor de cabeça;
- cólicas menstruais;
- dores musculares;
- dores crônicas, como artrite, câncer ou dor lombar.
No caso da dor de cabeça, a variedade de causas e intensidades exige tratamentos específicos.
Como os analgésicos agem?
Os analgésicos agem conforme o princípio ativo de cada fórmula. Em geral, esses medicamentos atuam sobre as enzimas ciclooxigenase (COX), que produzem prostaglandinas durante processos inflamatórios ou fisiológicos3.
Existem três variações dessa enzima3:
- COX-1, presente na maioria dos tecidos e nas plaquetas;
- COX-2, concentrada em áreas inflamadas;
- COX-3, encontrada no cérebro e na medula espinhal.
Os anti-inflamatórios bloqueiam as enzimas COX-1 e COX-2, o que reduz a dor e a febre ao impedir a produção das prostaglandinas, sinais químicos causadores desses sintomas1-3.
O mecanismo do paracetamol ainda não é totalmente compreendido, mas estudos indicam que o ativo age sobre a COX-3, no cérebro e na medula. Por esse motivo, é um dos mais utilizados como analgésico para dor de cabeça leve a moderada2-3.
Outro fator importante é o tempo de resposta do organismo. Cada pessoa reage de forma diferente às substâncias responsáveis pelo alívio da dor3.
Quais são os analgésicos para dor de cabeça?
Os principais analgésicos para dor de cabeça são: paracetamol, ácido acetilsalicílico, dipirona, ibuprofeno e triptanos2. Conheça suas características a seguir.
1. Paracetamol
O paracetamol é um analgésico para dor de cabeça eficaz contra dores leves a moderadas e febre4.
O uso prolongado em doses elevadas pode causar hepatotoxicidade. Em casos extremos, pode levar à insuficiência hepática ou à overdose4.
Por isso, é essencial respeitar a posologia da bula. Caso as dores de cabeça sejam frequentes, busque avaliação médica4.
2. Ácido acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico (AAS) é indicado para dor de cabeça leve a moderada, além de ser anti-inflamatório e antitérmico1.
É contraindicado para menores de 16 anos, por risco de síndrome de Reye, que compromete fígado e cérebro. Outro cuidado é não prolongar o uso por mais de quatro dias sem orientação médica1-2.
3. Dipirona
A dipirona é um conhecido analgésico para dor de cabeça, eficaz contra dores moderadas a intensas. Também atua na redução da febre e dos espasmos musculares5.
O medicamento é bem tolerado e provoca menos efeitos colaterais do que ácido acetilsalicílico e outros AINEs, como ibuprofeno e naproxeno5.
A dose oral varia entre 500 e 1.000 mg, de uma a quatro vezes por dia, conforme necessidade5.
4. Ibuprofeno
O ibuprofeno, um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) com ação analgésica, é usado para aliviar dor de cabeça leve a moderada, cólicas, dores musculares e articulares1.
Como é um medicamento ácido, pode causar irritação no estômago e favorecer o surgimento de úlceras. Para evitar esse efeito, recomenda-se tomá-lo após as refeições1.
5. Triptanos
Os triptanos são analgésicos para dor de cabeça indicados para crises agudas de enxaqueca, com ou sem aura6.
Ao se ligarem aos receptores de serotonina, bloqueiam a ação de neuropeptídeos vasoativos e do nervo trigêmeo, o que impede a transmissão da dor ao cérebro6.
São medicamentos de prescrição obrigatória devido à complexidade de seu mecanismo6.
Como escolher um remédio para dor de cabeça?
O primeiro passo ao utilizar um remédio para dor de cabeça é contar com a avaliação médica, especialmente para definir o tipo de desconforto, suas causas e frequência7.
Mesmo em casos de analgésicos vendidos sem receita, é fundamental verificar se o medicamento é adequado ao quadro7.
A automedicação pode ser perigosa, especialmente quando recorrente, pois pode agravar a dor, dificultar o tratamento e favorecer quadros crônicos. Também compromete o fígado e os rins, órgãos responsáveis por metabolizar as substâncias ativas7.
Para evitar riscos, respeite a dose e o tempo de uso indicados na bula ou prescritos por um profissional. Informe qualquer alergia a componentes da fórmula para evitar reações adversas7.
Com esses cuidados, o tratamento para dor de cabeça se torna mais eficaz e seguro7.
Engov: uma solução eficaz
Alguns medicamentos aliviam a dor de cabeça graças à combinação de ativos na fórmula.
É o caso de Engov, que reúne ácido acetilsalicílico e cafeína — substâncias que auxiliam no alívio dos sintomas da ressaca: dor de cabeça, enjoo e mal-estar. Além disso, a fórmula contém hidróxido de alumínio, com ação antiácida, que combate a azia8.
A indicação, conforme a bula, é de um a quatro comprimidos por dia. Utilize até cessarem os sintomas da cefaleia ou de alergia, sempre respeitando o limite diário8.
Lembre-se: escolher o analgésico para dor de cabeça ideal é essencial para obter alívio e evitar riscos à saúde.
Acesse o site e saiba mais sobre Engov comprimido!
Engov. Maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. Indicação: alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.
Sobre o autor
Engov
Engov possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.
8. Bula de Engov comprimido.
Confira os produtos feitos pra quem curte do jeito Engov
Para alívio dos sintomas da ressaca1:
