azia e queimação

O excesso de bebida alcoólica provoca diversas reações no organismo, que variam conforme a quantidade, o tipo de bebida e as características individuais (gênero, estrutura física, genética, idade e condições de saúde). Além de mal-estar e indisposição, a azia e queimação são sintomas frequentes no dia seguinte à curtição1.

Os desconfortos gástricos são comuns devido ao aumento da produção de suco gástrico, que irrita a mucosa gastrointestinal1.

Infelizmente, a azia não vem sozinha. O excesso de acidez também causa dor abdominal, náusea e vômito1.

Porém, você não precisa sofrer com esses incômodos. Continue no artigo e aprenda como aliviar a azia depois de beber, como acalmar o estômago na ressaca e dicas de remédio para azia e queimação.

Resumo

  • A azia é a sensação de queimação que começa na área abaixo do peito e pode subir até a garganta2.
  • O álcool aumenta a produção do ácido estomacal, além de irritar a mucosa do esôfago e da garganta, e relaxar a musculatura do esfíncter esofagiano, o que facilita o refluxo3.
  • Para aliviar a azia e queimação, é fundamental mudar a alimentação no dia seguinte, evitar o consumo de álcool, comer alimentos alcalinos, como banana, melão, maçã e couve-flor, e água1, 4-5.

Conteúdos relacionados

Boa leitura!

O que é azia e queimação?

A azia é a sensação de queimação que começa na área abaixo do peito e pode subir até a garganta. Quando acompanhada de refluxo, provoca sabor amargo na boca. O sintoma pode ocorrer isoladamente ou associado a problemas no esôfago e doenças gastrointestinais2.

As principais causas dos sintomas são2:

  • consumo de alimentos gatilho;
  • doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
  • estresse;
  • gravidez;
  • hérnia de hiato;
  • idade;
  • refluxo gastroesofágico.

As doenças exigem tratamento, mas, em situações pontuais como gestação, idade e dieta, a melhor estratégia é mudar os hábitos alimentares para evitar os sintomas2.

Geralmente, azia e queimação são problemas de baixa gravidade, mas afetam até 48% da população, o que leva muitas pessoas a buscar orientação médica2.

Álcool x azia

O consumo excessivo de álcool é outro fator que pode desencadear ou agravar a azia e queimação em algumas pessoas. As diferentes vias pelas quais o álcool age são3:

  • alteração do padrão alimentar: após o consumo de álcool, a probabilidade de ingerir alimentos gordurosos, comer tarde da noite ou em excesso aumenta, o que pode causar azia;
  • aumento da acidez estomacal: o álcool estimula a produção de ácido no estômago, o que sensibiliza a mucosa interna;
  • consumo de bebidas açucaradas, cítricas ou gaseificadas: tendem a intensificar a sensação de queimação devido à acidez dos ingredientes;
  • estímulo do tabagismo: o consumo de álcool costuma vir acompanhado do cigarro, que afeta o estômago e eleva o risco de azia;
  • irritação da garganta ou do estômago: substâncias químicas presentes no álcool irritam os tecidos do esôfago;
  • relaxamento do esfíncter esofagiano: a bebida relaxa os músculos ao redor do estômago, inclusive o esfíncter no final do esôfago, o que aumenta a chance de refluxo.

Nem todas as pessoas apresentam azia durante a ressaca, mas quem já convive com o problema deve evitar ou reduzir bastante o consumo de álcool, já que a ingestão frequente pode agravar quadros gastrointestinais3.

Como aliviar a azia depois de beber?

Para aliviar a azia, é essencial observar a alimentação e os hábitos no dia seguinte. Use roupas folgadas, eleve a cabeceira antes de deitar, não beba novamente e elimine alimentos que induzem o refluxo1-4. Entenda como aplicar cada indicação.

1. Corte alimentos que favorecem o refluxo

O refluxo é o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Como a acidez estará alta após o consumo de álcool, evite alimentos que favorecem essa reação. Os principais gatilhos são4:

  • café (com ou sem cafeína) e bebidas com cafeína: relaxam o esfíncter esofágico inferior;
  • frutas cítricas e sucos (laranja, limão e abacaxi): têm alto teor de acidez;
  • tomates in natura e produtos à base de tomate (molho pronto): altamente ácidos;
  • bebidas carbonatadas (refrigerantes): o gás distende o estômago, o que aumenta a pressão sobre o esfíncter esofágico inferior;
  • chocolate: contém metilxantina, substância química semelhante à cafeína, com os mesmos efeitos;
  • condimentos naturais: hortelã-pimenta, alho e cebola relaxam a musculatura do esfíncter e favorecem o refluxo;
  • alimentos gordurosos, picantes ou fritos: retardam o esvaziamento do estômago, favorecem azia e queimação.

Uma pausa nesses alimentos durante a ressaca alivia a azia. Para substituir, consuma opções que ajudam a neutralizar a acidez estomacal4.

2. Eleve a cabeceira ao deitar

Outra dica eficaz para aliviar a azia e queimação é elevar a cabeceira da cama, cerca de 15 cm. Para descansar, use travesseiros extras para manter o tronco elevado da cintura para cima1.

Essa posição evita que o conteúdo do estômago alcance a garganta. Se tiver um sofá reclinável, aproveite para manter o corpo inclinado e confortável1.

3. Não beba novamente

Beber mais não cura a ressaca, nem a azia e queimação. Pelo contrário: essa atitude prolonga os efeitos negativos do álcool1.

Além disso, os sintomas podem se intensificar, já que haverá mais álcool circulando no organismo1. Cuidado!

4. Descanse

Quem exagera no álcool precisa permitir que o corpo se recupere e elimine os resíduos tóxicos. Fique em casa, descanse e siga os cuidados recomendados1.

O cansaço excessivo vem de uma noite de sono mal dormida, o que também favorece o refluxo ácido e a azia e queimação1.

5. Use roupas folgadas

Aproveite o dia em casa com roupas confortáveis. Peças apertadas, principalmente na região abdominal, aumentam a pressão sobre o estômago1.

Esse aperto prejudica o funcionamento do esfíncter e eleva as chances de refluxo e azia1.

Como acalmar o estômago na ressaca?

Para acalmar o estômago na ressaca, recomenda-se: tomar água gelada, beber chás naturais, comer frutas com alto teor de água, consumir alimentos alcalinos e priorizar fontes de fibras5.

Agora que você aprendeu como aliviar a azia depois de beber, veja como aplicar as dicas5:

  • tome água gelada: a água fria dilui o ácido do estômago e alivia a sensação de queimação no estômago;
  • beba chás de gengibre, erva-doce e camomila: ervas naturais com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam na recuperação da ressaca;
  • coma frutas ricas em água: contribuem para a hidratação com sabor natural;
  • consuma alimentos alcalinos: banana, melão, maçã e couve-flor têm pH elevado e ajudam a neutralizar o ácido estomacal;
  • priorize as fibras: alimentos ricos em fibras, como grãos, vegetais e legumes, proporcionam saciedade e ajudam a evitar excessos alimentares durante a ressaca.

Opções de remédio para azia e queimação

O uso de remédio para azia e queimação é mais uma alternativa para amenizar os sintomas da ressaca, mas deve ser feito conforme a orientação do fabricante. Em caso de dúvida, consulte o farmacêutico.

As categorias incluem: antiácidos, bloqueadores H2 e inibidores da bomba de prótons (IBPs)3.

Muitas pessoas têm dúvidas se Engov serve para azia. E, sim, o medicamento ajuda a aliviar a azia provocada pelo excesso de bebida alcoólica, pois a fórmula contém hidróxido de alumínio, substância com ação antiácida6.

O principal cuidado é seguir o modo de uso: de um a quatro comprimidos por dia, até o alívio dos sintomas, sem consumir bebidas alcoólicas após o início do tratamento6.

Leia também: Engov para ressaca funciona? Como age no corpo?

Saiba mais sobre Engov

Engov comprimido é indicado para o alívio dos sintomas de mal-estar*, azia e indisposição*6, que podem surgir após o consumo de bebidas alcoólicas ou em outras situações.

O tempo médio de ação é de 60 minutos, mas pode variar de acordo com o histórico de cada paciente6.

Acesse o site e conheça a fórmula e os benefícios do Engov!

*Relacionados à dor de cabeça.

Engov. Maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. Indicação: alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2025.

Saiba mais sobre Engov

Sobre o autor

Engov

Engov possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

Conheça a linha completa de Engov, que
te acompanha do esquenta até o after

Imagem da embalagem de Engov em comprimido.

Engov

Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e Enjoo*

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov UP.

Engov UP

A evolução da bebida que te dá energia!

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov After.

Engov After

A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição

Onde comprar Saiba mais