Imagem do post Remédio para tomar antes de beber: estratégias antirressaca

Se você busca um remédio para tomar antes de beber, está no texto certo!

Porém, antes, é preciso entender que a ressaca é uma consequência do consumo de álcool em excesso, caracterizada pela presença de sintomas, como fadiga, sede, dor de cabeça e dor nos músculos, enjoo, vômito, sensibilidade à luz e ao som1,2.

E, claro, ninguém deseja se sentir assim no dia seguinte. A boa notícia para quem bebe é que existem estratégias que podem reduzir os sintomas, mas, já adiantamos: a ressaca não tem cura, e é preciso esperar que os desconfortos passem2,3.

Continue a leitura e conheça as orientações sobre remédio para tomar antes de beber cerveja e dicas de tratamento complementar para ressaca que ajudam a amenizar os efeitos do álcool no organismo!

Resumo

  • A embriaguez ocorre devido à intoxicação dos neurônios causada pelo consumo excessivo de álcool, e a ressaca é uma das principais consequências desse processo3,6
  • Não existe remédio que evite a ressaca antes de beber. A única forma garantida de não sofrer os efeitos do álcool é não consumir bebidas alcoólicas1
  • Após o consumo, o alívio dos sintomas da ressaca envolve hidratação intensiva, ingestão de carboidratos, frutas ricas em água, além de verduras e legumes4

Conteúdos relacionados

Boa leitura!

Por que ficamos bêbados e de ressaca?

O álcool deixa as pessoas bêbadas porque, ao chegar no estômago, é absorvido e entra na corrente sanguínea rapidamente, o que facilita sua distribuição por todo o corpo. A embriaguez é resultado da intoxicação dos neurônios devido ao excesso de etanol não metabolizado, o que aumenta a taxa de acetaldeído no organismo6.

O acetaldeído é um metabólito proveniente da quebra das moléculas de álcool, que afeta o funcionamento do corpo e do cérebro, e bloqueia neurotransmissores importantes6.

Outro fator que influencia diretamente o estado de embriaguez é quando a absorção do álcool pelos intestinos é mais rápida do que a capacidade do fígado de neutralizá-lo, o que acumula etanol no corpo até ser metabolizado completamente6.

A ressaca é consequência da embriaguez, causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Os principais sintomas frequentes são3:

  • fadiga; 
  • dor de cabeça; 
  • azia; 
  • indisposição; 
  • mal-estar; 
  • sensibilidade à luz e ao som; 
  • enjoo. 

Vários aspectos contribuem para o surgimento da ressaca3:

  • o álcool bloqueia a liberação de vasopressina, hormônio com efeito antidiurético, o que aumenta a micção e contribui para a desidratação; 
  • o excesso de bebida prejudica o sono, pois gera diversas interrupções, o que ajuda a causar fadiga física e mental; 
  • as substâncias das bebidas contribuem para o aumento dos ácidos gástricos, o que irrita o estômago e pode provocar náuseas e vômitos; 
  • o aumento da inflamação no corpo intensifica o mal-estar; 
  • a elevação de acetaldeído no organismo, que é um metabólito tóxico de curta duração. 

Será que existem meios seguros de prevenção da ressaca? Confira nos próximos tópicos se as possibilidades são reais.

Qual é o melhor remédio para tomar antes de beber cerveja?

Na verdade, não existe um remédio para tomar antes de beber cerveja cientificamente comprovado, que evite os sintomas da ressaca. Afinal, se trata de uma reação natural do corpo à quantidade de álcool ingerida e, dessa forma, não há como escapar dos efeitos desagradáveis1.

O que existem são estratégias para amenizar os efeitos negativos, como hidratação, alimentação e descanso. Além desses cuidados, o único recurso é esperar que o corpo elimine as substâncias tóxicas geradas pelo álcool, o que auxilia a restaurar o seu bom funcionamento2.

Na busca de um remédio para tomar antes de beber e não passar mal, muitas pessoas consomem analgésicos. Porém, essa prática é contraindicada porque alguns medicamentos podem ser tóxicos para o fígado combinados com o álcool, além de aumentarem a irritação do trato gastrointestinal por liberarem ácidos gástricos2.

Segundo o Ministério da Saúde, as estratégias indicadas após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são4:

  • descansar para ajudar na recuperação das energias; 
  • ingerir água e sucos naturais para reidratar; 
  • consumir alimentos leves e ricos em carboidratos, como frutas, verduras, sopas e caldos, e evitar comidas gordurosas durante a recuperação. 

Qual remédio tomar antes de beber para evitar ressaca?

A pergunta por si só é um mito, pois também não existe um remédio para tomar antes de beber para evitar ressaca. A única solução é beber com moderação, revezar o álcool com água e optar por bebidas e drinks com baixo teor alcoólico. Ou, então, se preferir, não beber2.

Nutricionistas recomendam alternar a bebida alcoólica com água, sucos ou água de coco para melhorar a hidratação e evitar os sintomas mais intensos da ressaca no dia seguinte, como dor de cabeça e enjoo4.

Outra dica é se alimentar e não consumir álcool em jejum. Quando o estômago está cheio, a absorção da bebida fica mais lenta e o fígado consegue metabolizar melhor o etanol5,6.

Por fim, recomenda-se também ingerir alimentos ricos em proteínas e/ou em açúcar para reduzir a absorção do álcool no organismo6.

Como evitar a ressaca?

Embora não exista um remédio para tomar antes de beber que previne totalmente a ressaca, é possível evitá-la — ou ao menos reduzir seus efeitos — com algumas atitudes simples: beber com moderação e manter-se bem hidratado antes, durante e depois da festa2.

Outras estratégias eficazes incluem optar por bebidas com menor teor alcoólico, intercalar o consumo de álcool com água, sucos ou água de coco, e beber devagar2.

Tratamento complementar para ressaca

As recomendações de tratamento complementar para ressaca do Ministério da Saúde são4:

  • hidratar-se com antecedência, bebendo de dois a três litros de água todos os dias; 
  • evitar a ingestão de refrigerante, pois hidrata bem pouco o corpo; 
  • consumir carboidratos, verduras e legumes; 
  • evitar o consumo de frituras e optar por carnes magras, como frango e peixe; 
  • praticar atividade física regularmente, especialmente exercícios aeróbicos. 

Alivie os sintomas da ressaca com Engov

Agora que você já sabe que não existe um remédio para tomar antes de beber, não se preocupe: se exagerar, é possível amenizar os desconfortos com segurança.

Engov comprimido é indicado para aliviar os sintomas típicos da ressaca, como dor de cabeça, mal-estar e indisposição. Sua fórmula combina ativos antiácidos e estimulantes que ajudam a combater os sintomas de forma eficaz7.

Durante o consumo de bebidas alcoólicas, vale seguir as dicas compartilhadas ao longo deste artigo para evitar excessos, prevenir a ressaca e proteger sua saúde.

Se passar da conta em alguma ocasião, lembre-se de cuidar do corpo: hidrate-se, alimente-se bem e permita que o organismo se recupere. E conte com Engov para aliviar os sintomas quando necessário.

Engov. Maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. Indicação: alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025.

Saiba mais sobre Engov

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Conheça a linha completa de Engov, que
te acompanha do esquenta até o after

Imagem da embalagem de Engov em comprimido.

Engov

Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e Enjoo*

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov UP.

Engov UP

A evolução da bebida que te dá energia!

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov After.

Engov After

A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição

Onde comprar Saiba mais