Imagem do post Energético tira o sono? Entenda os efeitos da bebida no organismo

Existem muitas dúvidas em relação às bebidas energéticas. Por exemplo: energético tira o sono por quanto tempo? Quais os efeitos colaterais?

Esse tipo de suplemento alimentar líquido é popular no mercado e conhecido por aumentar a energia, o estado de alerta, o foco e a concentração ¹.

O efeito resulta da ação dos componentes da fórmula, como cafeína e taurina. Devido à presença dessas substâncias e de outros elementos no produto, é preciso dosar seu consumo ¹.

Continue no artigo para entender se o energético realmente tira o sono, os efeitos no organismo, o tempo de ação e se tomar todo dia faz mal.

Resumo

  • O energético pode tirar o sono por conter cafeína, uma substância estimulante. Os efeitos se manifestam a partir de 30 minutos após o consumo e podem durar entre 4 e 6 horas. Em pessoas mais sensíveis, esse tempo pode se estender para 8 horas ².
  • O consumo excessivo de energético tira o sono e pode causar irritabilidade, taquicardia, dores de cabeça, tremores, ansiedade e aumento da pressão arterial. Em casos mais graves, pode provocar arritmias e outros problemas cardíacos. Misturar energético com álcool potencializa esses riscos, especialmente para o coração e o sistema nervoso ².
  • Os energéticos aumentam rapidamente a disposição física e mental. A cafeína estimula o sistema nervoso central e promove mais foco, atenção e estado de alerta. Também podem melhorar o desempenho em treinos de curta duração. Outros componentes, como taurina e vitaminas, contribuem para a sensação de energia temporária ³.
  • A cafeína, principal ativo dos energéticos, pode permanecer no corpo por até 12 horas, mas sua meia-vida é de 5 a 6 horas. Após esse tempo, metade da substância ainda estará no organismo e poderá interferir no sono ou causar efeitos residuais ³.

Conteúdos relacionados:

Energético tira o sono?

A função do energético não é tirar o sono. Porém, conforme o padrão de consumo, pode prejudicar a qualidade do descanso. O papel da bebida é auxiliar no metabolismo energético, melhorar o desempenho, reduzir o cansaço e favorecer o foco e o estado de alerta 2.

Dessa forma, enquanto as substâncias do energético estiverem ativas no organismo, será possível aproveitar esses efeitos 2.

A maioria das bebidas dessa categoria contém cafeína, taurina, arginina, vitaminas, minerais, extratos de ervas e açúcares 2.

A ação da cafeína

O principal ativo estimulante da fórmula é a cafeína, com uma concentração de 80 a 160 mg por lata de energético — vale destacar que o limite de consumo diário é de 300 mg 2.

Independentemente de vir de uma bebida energética ou de outra fonte, a cafeína age no sistema nervoso e deixa o corpo alerta e energizado ³.

Esse resultado é positivo para trabalhar e curtir uma festa, mas o uso frequente pode afetar tanto o início quanto a manutenção do sono 3.

No cérebro, o ativo bloqueia os efeitos da adenosina, responsável pela sensação de sono. Portanto, observar os efeitos da cafeína após o consumo é fundamental para evitar problemas e dependência 4.

Energético tira o sono por quanto tempo?

A duração do efeito após a ingestão varia conforme a bebida e a quantidade. Os resultados da cafeína se manifestam a partir de 10 minutos, tempo que leva para a frequência dos batimentos e pressão arterial aumentarem 5.

Em 45 minutos, a concentração da substância atinge o nível máximo, o que intensifica a sensação de alerta e disposição 5.

Depois, o efeito diminui progressivamente. Em aproximadamente 12 horas, o organismo absorve complementarmente a cafeína. Os efeitos persistem, ainda que brandos 5.

Assim, quanto maior a dose, maior o impacto no corpo, o que interfere na qualidade do sono 5.

Efeitos colaterais do energético

Um dos efeitos colaterais do energético é a possível dependência de cafeína. A ingestão de altas doses, acima do limite que se recomenda, cria um ciclo perigoso. Em vez da sensação de alerta, a substância pode causar cansaço excessivo 3.

Para tentar reverter o efeito, a pessoa toma outra dose de bebida energética, o que pode gerar dependência diária do produto 3.

Já o consumo de energético por pessoas com doenças preexistentes, como hipertensão, pode comprometer a saúde cardíaca, pois a cafeína aumenta a frequência dos batimentos 4.

Outro ponto de atenção é que a cafeína pode aumentar a sensação de nervosismo ou ansiedade, especialmente se a ingestão for alta e frequente 4.

A moderação é um fator essencial para o energético não tirar o sono ou fazer mal ao organismo 3.

Quais são os efeitos do energético no corpo?

Agora que você sabe em que circunstâncias o energético tira o sono, explicamos outros efeitos desse tipo de bebida.

Aumento rápido de energia

As bebidas energéticas agem rapidamente no aumento de energia. Assim, se precisar de disposição para cumprir um prazo no trabalho, por exemplo, o energético pode auxiliar. Claro que sempre conforme a quantidade diária recomendada 6.

Ajuda no estado de alerta mental

Os energéticos que contêm 80 mg de cafeína fornecem a dose suficiente para melhorar a concentração, a memória e a função cerebral 6.

Auxilia o desempenho físico nos treinos

O aumento da energia e o foco são efeitos que podem auxiliar na melhora do desempenho físico nos treinos. Aliado a uma dieta equilibrada e boa hidratação, o energético contribui para o aumento da resistência e força muscular 6.

Efeitos adversos

A ocorrência ou não de efeitos adversos, como tirar o sono, varia de pessoa para pessoa. Os principais sinais de exagero ou baixa tolerância são 4:

  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • agitação;
  • desidratação;
  • dores de cabeça;
  • tremores;
  • ‌dificuldade para dormir;
  • ‌tontura.

Quanto tempo o energético fica no corpo?

O tempo de ação do energético no corpo é de 2 a 12 horas. A cafeína, principalmente, pode permanecer no organismo por mais tempo até sua completa eliminação 7.

Dessa forma, para quem consome a bebida tarde no dia, o energético tira o sono, o que atrapalha o ciclo circadiano, bem como a qualidade do descanso 7.

A absorção, o metabolismo e a meia-vida da cafeína podem variar com base em fatores, como genética, gênero, idade e peso corporal 7.

Outros fatores que influenciam a rapidez do impacto das bebidas energéticas no organismo são a existência de condições médicas, beber álcool, fumar e comer antes de consumir o produto 7.

Dê um UP no seu dia com Engov

O energético não tira o sono se consumido com cautela e no momento certo do dia. Consumir uma bebida de qualidade também é fundamental para obter os efeitos positivos com segurança¹.

Engov Up é o energético que combina cafeína + taurina + arginina. É a opção para melhorar o foco e a disposição nas suas atividades diárias, seja trabalho ou curtição¹.

O blend de colina e vitaminas B6, B12, C e D do Engov Up auxilia no metabolismo energético e no bom funcionamento de diversas funções orgânicas¹.

A ingestão de uma lata de 269ml ao dia é segura para adultos. Quer experimentar? Escolha seu sabor favorito — original, morango + kiwi e melancia — e beba bem gelado!¹

Você ON, Engov UP!

Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

 

Saiba mais sobre Engov UP

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Conheça a linha completa de Engov, que
te acompanha do esquenta até o after

Imagem da embalagem de Engov em comprimido.

Engov

Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e indisposição*

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov UP.

Engov UP

A evolução da bebida que te dá energia!

Onde comprar Saiba mais
Imagem da embalagem de Engov After.

Engov After

A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição

Onde comprar Saiba mais