Engov
Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e Enjoo*
Onde comprar Saiba mais
Existem muitas dúvidas em relação às bebidas energéticas. Por exemplo: energético tira o sono por quanto tempo? Quais os efeitos colaterais?
Esse tipo de suplemento alimentar líquido é popular no mercado e conhecido por aumentar a energia, o estado de alerta, o foco e a concentração ¹.
O efeito resulta da ação dos componentes da fórmula, como cafeína e taurina. Devido à presença dessas substâncias e de outros elementos no produto, é preciso dosar seu consumo ¹.
Continue no artigo para entender se o energético realmente tira o sono, os efeitos no organismo, o tempo de ação e se tomar todo dia faz mal.
Conteúdos relacionados:
A função do energético não é tirar o sono. Porém, conforme o padrão de consumo, pode prejudicar a qualidade do descanso. O papel da bebida é auxiliar no metabolismo energético, melhorar o desempenho, reduzir o cansaço e favorecer o foco e o estado de alerta 2.
Dessa forma, enquanto as substâncias do energético estiverem ativas no organismo, será possível aproveitar esses efeitos 2.
A maioria das bebidas dessa categoria contém cafeína, taurina, arginina, vitaminas, minerais, extratos de ervas e açúcares 2.
O principal ativo estimulante da fórmula é a cafeína, com uma concentração de 80 a 160 mg por lata de energético — vale destacar que o limite de consumo diário é de 300 mg 2.
Independentemente de vir de uma bebida energética ou de outra fonte, a cafeína age no sistema nervoso e deixa o corpo alerta e energizado ³.
Esse resultado é positivo para trabalhar e curtir uma festa, mas o uso frequente pode afetar tanto o início quanto a manutenção do sono 3.
No cérebro, o ativo bloqueia os efeitos da adenosina, responsável pela sensação de sono. Portanto, observar os efeitos da cafeína após o consumo é fundamental para evitar problemas e dependência 4.
A duração do efeito após a ingestão varia conforme a bebida e a quantidade. Os resultados da cafeína se manifestam a partir de 10 minutos, tempo que leva para a frequência dos batimentos e pressão arterial aumentarem 5.
Em 45 minutos, a concentração da substância atinge o nível máximo, o que intensifica a sensação de alerta e disposição 5.
Depois, o efeito diminui progressivamente. Em aproximadamente 12 horas, o organismo absorve complementarmente a cafeína. Os efeitos persistem, ainda que brandos 5.
Assim, quanto maior a dose, maior o impacto no corpo, o que interfere na qualidade do sono 5.
Um dos efeitos colaterais do energético é a possível dependência de cafeína. A ingestão de altas doses, acima do limite que se recomenda, cria um ciclo perigoso. Em vez da sensação de alerta, a substância pode causar cansaço excessivo 3.
Para tentar reverter o efeito, a pessoa toma outra dose de bebida energética, o que pode gerar dependência diária do produto 3.
Já o consumo de energético por pessoas com doenças preexistentes, como hipertensão, pode comprometer a saúde cardíaca, pois a cafeína aumenta a frequência dos batimentos 4.
Outro ponto de atenção é que a cafeína pode aumentar a sensação de nervosismo ou ansiedade, especialmente se a ingestão for alta e frequente 4.
A moderação é um fator essencial para o energético não tirar o sono ou fazer mal ao organismo 3.
Agora que você sabe em que circunstâncias o energético tira o sono, explicamos outros efeitos desse tipo de bebida.
As bebidas energéticas agem rapidamente no aumento de energia. Assim, se precisar de disposição para cumprir um prazo no trabalho, por exemplo, o energético pode auxiliar. Claro que sempre conforme a quantidade diária recomendada 6.
Os energéticos que contêm 80 mg de cafeína fornecem a dose suficiente para melhorar a concentração, a memória e a função cerebral 6.
O aumento da energia e o foco são efeitos que podem auxiliar na melhora do desempenho físico nos treinos. Aliado a uma dieta equilibrada e boa hidratação, o energético contribui para o aumento da resistência e força muscular 6.
A ocorrência ou não de efeitos adversos, como tirar o sono, varia de pessoa para pessoa. Os principais sinais de exagero ou baixa tolerância são 4:
O tempo de ação do energético no corpo é de 2 a 12 horas. A cafeína, principalmente, pode permanecer no organismo por mais tempo até sua completa eliminação 7.
Dessa forma, para quem consome a bebida tarde no dia, o energético tira o sono, o que atrapalha o ciclo circadiano, bem como a qualidade do descanso 7.
A absorção, o metabolismo e a meia-vida da cafeína podem variar com base em fatores, como genética, gênero, idade e peso corporal 7.
Outros fatores que influenciam a rapidez do impacto das bebidas energéticas no organismo são a existência de condições médicas, beber álcool, fumar e comer antes de consumir o produto 7.
O energético não tira o sono se consumido com cautela e no momento certo do dia. Consumir uma bebida de qualidade também é fundamental para obter os efeitos positivos com segurança¹.
Engov Up é o energético que combina cafeína + taurina + arginina. É a opção para melhorar o foco e a disposição nas suas atividades diárias, seja trabalho ou curtição¹.
O blend de colina e vitaminas B6, B12, C e D do Engov Up auxilia no metabolismo energético e no bom funcionamento de diversas funções orgânicas¹.
A ingestão de uma lata de 269ml ao dia é segura para adultos. Quer experimentar? Escolha seu sabor favorito — original, morango + kiwi e melancia — e beba bem gelado!¹
Você ON, Engov UP!
Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e Enjoo*
Onde comprar Saiba mais
A evolução da bebida que te dá energia!
Onde comprar Saiba mais
A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição
Onde comprar Saiba maisStatus OPcache:
bool(false)