Engov
Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e Enjoo*
Onde comprar Saiba mais
Já leu a tabela de ingredientes e se perguntou qual é o papel da taurina no energético? O aminoácido não é tão famoso quanto a cafeína, principal ingrediente estimulante da bebida, mas seus efeitos contribuem para a eficácia da fórmula1.
Quando os cientistas identificaram a taurina (Tau) em diversos tecidos corporais, na década de 1960, o interesse pela substância aumentou. As pesquisas evidenciaram o papel da Tau na prevenção da degeneração da retina, epilepsia e ataxias (distúrbio que afeta o equilíbrio e a coordenação motora)1.
Nos energéticos, o ativo é encontrado na sua forma sintética para auxiliar na produção de energia e no desempenho físico¹.
Continue no artigo e entenda o que é, para que serve a taurina, seus efeitos no corpo e se o consumo faz mal à saúde.
Resumo:
Conteúdos relacionados:
Boa leitura!
A taurina, ou ácido 2-amino-etano-sulfônico, é um dos aminoácidos mais abundantes no corpo humano, sintetizado a partir da oxidação da cisteína e metionina no fígado e no cérebro1.
Além desses órgãos, o composto também está presente em altos níveis nos tecidos do coração, retina, músculo esquelético e sistema nervoso central1.
A substância recebeu esse nome porque foi isolada pela primeira vez na bílis do boi do gênero Bos taurus (gado doméstico). Porém, é encontrada em mamíferos, peixes e algas2-3.
Mesmo sendo um aminoácido, a taurina não participa da síntese de proteína como outros compostos da categoria. Em vez disso, atua em diversas funções celulares, como regulação osmótica, ação antioxidante e neuromodulação2-3.
As principais fontes alimentares são peixes, beterraba, nozes, feijão, frango, peru, carne vermelha e frutos do mar4.
Outras fontes de taurina incluem bebidas energéticas e suplementos nutricionais, que contribuem para a melhora da performance física e mental2-3.
A taurina no energético ajuda a melhorar o desempenho físico, otimizar o metabolismo energético e proteger o corpo contra os danos causados por radicais livres, graças à sua ação antioxidante¹.
Entenda o mecanismo de ação em cada situação.
A taurina no energético auxilia no desempenho físico. Estudos que avaliaram o papel da substância constataram6:
Por causa desses benefícios, muitas pessoas tomam energético para treinar com o objetivo de potencializar a performance física⁶.
A taurina no energético tem ação antioxidante, pois atua contra o estresse oxidativo do corpo, principalmente após os exercícios físicos, o que reduz dores e fadiga pós-treino6.
O principal marcador de oxidação é a creatina quinase (CK), que se eleva quando ocorre uma lesão no músculo esquelético após os exercícios. Um estudo constatou uma redução significativa de CK após o uso de suplemento de taurina⁶.
A taurina participa do metabolismo energético e, dessa forma, ajuda a aumentar a energia corporal. Quando os níveis da substância estão baixos, a oxidação de glicose no coração diminui, o que prejudica a síntese de ATP, responsável pelo transporte de energia no organismo⁵.
A taurina também contribui para a contração muscular e o bom funcionamento dos músculos esqueléticos, graças à sua capacidade de regular o cálcio intracelular⁵.
Graças a essas e outras funções fisiológicas, a taurina no energético atua como um ingrediente multifuncional, que complementa os demais componentes da fórmula⁵.
O efeito da taurina no corpo envolve diversas funções biológicas²:
O efeito da taurina pode variar conforme a dose, a forma de administração e as condições de saúde individuais².
Portanto, antes de iniciar qualquer suplementação, consulte um profissional de saúde, como um nutrólogo ou nutricionista, para obter a melhor orientação².
Desde que seja consumida na dose recomendada pelo fabricante, a taurina não faz mal à saúde. Porém, é essencial evitar doses excessivas para não aumentar os riscos de danos hepáticos, doenças cardiovasculares e sobrecarga nos rins⁵.
A Resolução RDC n° 273, do Ministério da Saúde, limita a concentração de taurina em suplementos alimentares prontos para consumo a 400 mg/100 ml. Portanto, consuma a quantidade recomendada para obter os efeitos positivos da taurina no energético¹.
A taurina natural, obtida por meio da alimentação, e a taurina sintetizada, produzida em laboratório, agem no organismo de forma segura e saudável. A substância artificial mantém a alta qualidade, pois os fabricantes seguem requisitos regulamentares que garantem a mesma função e efeito da taurina natural7.
Engov UP é um energético completo! Além dos benefícios da taurina, a bebida contém colina que ajuda a proteger o fígado. Ou seja, é o energético para curtir sem o fígado reclamar8!
Os sabores disponíveis são: frutas tropicais, morango + kiwi, original e melancia. Todos são zero açúcar, têm baixo teor de sódio e são gaseificados. Escolha o seu e experimente⁸!
Você ON, Engov UP!
Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2023. Julho/2025.
Engov possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.
5. Schaffer S, Kim HW. Effects and Mechanisms of Taurine as a Therapeutic Agent. Biomol Ther (Seoul). 2018; 26(3):225-241.
6. Pereira J.C. et al. Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática. Rev Andal Med Deporte. 2012; 5(4):156-16.
8. Rotulagem de Engov Up.
Alívio dos sintomas de dor de cabeça, mal estar*, azia e Enjoo*
Onde comprar Saiba mais
A evolução da bebida que te dá energia!
Onde comprar Saiba mais
A bebida que te RECUPERA*, REIDRATA E REENERGIZA** após momentos intensos de curtição
Onde comprar Saiba maisStatus OPcache:
bool(false)